ACIAC Capitólio
Bem-vindos (as)
Discurso de Posse

Mais uma etapa concluída nesse processo associativista, dois anos se passaram, e a ACIAC se manteve como ferramenta essencial para o meio empresarial de Capitólio.

Foram muitos desafios enfrentados por nossa diretoria, a qual venho agradecer pelo apoio irrestrito, agradeço também aos associados que de alguma forma contribuíram por esse processo evolutivo de nossa associação.

Agradeço aos novos diretores e conselheiros, que aceitaram o desafio, e que a partir de hoje, vem para somar nesse trabalho contínuo que promove mudanças.

Importante relatar que nesse período de 2 anos, conseguimos novo endereço com espaço mais amplo e acessível para melhor atender nossos associados. Foi importante também a atuação de nossos colaboradores que sempre atentos buscaram fazer atendimentos de qualidade.

A preocupação com a capacitação de nosso empresariado e colaboradores, também foi uma constante nessa gestão, são números expressivos de treinamentos, foram várias palestras, cursos ou workshops, boa parte deles através de nosso grande parceiro Sebrae.

Agradeço a nossa Câmara da Mulher Empreendedora, que teve um papel importante nessa gestão, e destaco aqui dentre os projetos executados com a participação ativa delas, um bem recente, e que tenho certeza veio pra ficar, pois é iniciativa de grande importância para a sociedade Capitolina, que é a Feira da Praia.

Manifesto aqui minha gratidão a Deus, à minha família, em especial minhas filhas, que sempre me foram motivo de grande orgulho, aos amigos e minha namorada que me aturaram em conversas informais, quando falava da nossa ACIAC.

Quando se fala da ACIAC, é inerente a essa sigla o associativismo, do qual me permitam citar trechos de um texto que diz o seguinte:

O que é associativismo?

O associativismo é uma iniciativa formal ou informal que consiste na constituição de grupos de pessoas ou de organizações que se reúnem com o objetivo de gerar soluções, bem como superar desafios e dificuldades nos mais variados âmbitos — sociais, culturais, políticos, econômicos, científicos, entre outros.

O associativismo envolve participação, solidariedade, união e cooperação por objetivos comuns. É uma maneira de mobilizar indivíduos e acreditar que juntos é possível criar propósitos e caminhos para os conflitos e problemas enfrentados pela sociedade.

O movimento associativista está diretamente relacionado à liberdade. As ditaduras sempre impuseram restrições a formação de associações. Pode se dizer então que o associativismo, ou seja, a liberdade de criação de associação é uma consagração das democracias. Nos últimos anos, a sociedade civil vem se fortalecendo e o associativismo contribui para muitos avanços, o que é muito importante para a consolidação da democracia de um país.

Me chamou muito a atenção quando li esse texto, pois não tinha ainda a noção exata de quão é importante a união de um grupo de pessoas para objetivos comuns, e de quanto somos fortalecidos quando estamos em grupo.

Nessa gestão, a ACIAC mostrou sua força e sua importância para o desenvolvimento empresarial de Capitólio e região. Mas ainda há muito a ser feito, novos desafios surgirão e novas soluções precisarão ser encontradas. É importante que continuemos juntos, unidos em prol do desenvolvimento econômico e social da nossa cidade.

Por fim agradeço a todos mais uma vez, e reforço que a ACIAC está de portas abertas para novos associados, novas ideias e novas parcerias. Juntos, vamos continuar fortalecendo nosso associativismo e nossa cidade!
Gratidão!